segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dia 49/365

A CAMINHADA




Nosso herói de hoje foi o fotógrafo boa-praça, bom marido, bom genro e bom pai Gustavo Bettini - que teve a sorte de fazer um agendamento de última hora para esta véspera de Natal. Morador VIP do Poço da Panela, me ciceroneou por sua vizinhança numa caminhada muito agradável, tendo como background  o casario belíssimo daquele verdadeiro oásis na zona norte do Recife; e como música ambiente, uma sinfonia de passarinhos. Que lugarzinho mais ou menos!  Falamos sobre foto, vídeo, projetos, bem-estar, educação dos filhos, resignação cristã, fé num mundo melhor etc. Foi tão boa a caminhada que passamos dos 6 km pensando que tínhamos andado apenas 4 km. No final, ele abriu as portas de sua fuderosíssima (mais-que-poderosa, em pernambuquês) casa e me ofereceu um refrescante suquinho de pinha, em companhia da esposa super gente fina, Cláudia, e de dois cachorros figuraças - principalmente o Labrador. 
Atividade física concluída com sucesso! 6,8 km em excelente companhia!!! Valeu demais, Bettini!!!



COMO ANDA A ALIMENTAÇÃO?



Antes da atividade física encarei um iogurte diet-laxante com frutas vermelhas. Após o exercício, suco de pinha e uma maratona de compras de última hora para o Natal. No almoço, troquei o bife à milanesa com batata frita por umas torradinhas com uma gororoba low-kcal (um creme de atum, ricota e iogurte natural, e umas folhinhas - poucas, admito).


VOCÊ NÃO SABE OS PASSOS QUE DEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI...


Semana passada escutei uns conselhos sobre sucos, mas fiz ouvidos de mercador. Essa lenda de dizer que algumas frutas são calóricas (como laranja e graviola) tira o meu tesão. Ora, fruta é fruta, com méritos muitíssimo maiores do que os refrigerantes diet, na minha comparação. Prefiro mil calorias de fruta do que menos de 1 numa coca zero. Tenho dito!

2 comentários:

  1. Marcus.
    Vai à dica de adoçante, estou utilizando a SUCRALOSE, que é derivada do açúcar e adoça muito bem. Existem opções de fabricantes, mas, estou comprando da FINN, pois, a embalagem é mais prática. A SUCRALOSE não deixa aquele gosto amargo dos adoçantes comuns que são à base de sacarina, nem tem os efeitos em longo prazo dos que utilizam o ASPARTAME.
    Quanto a sucos em polpa eu os evito, prefiro os feitos da fruta. No meu caso, eu não os tomo durante as refeições, quando muito tomo meio copo. Prefiro comer as frutas ao natural, principalmente goiaba, abacaxi e mamão, o que faço todos os dias no café da manhã. Se você não tem diabetes, aconselho-o a comer antes das caminhadas uma banana prata mais para inchada que para madura, verá que vai segurar bem a fome. Ela é rica em potássio. Lembra do Guga (Jogador de Tênis), que comia uma sempre após cada sete. Sempre concluo meu café da manhã com pão integral com queijo e café com adoçante.
    No almoço, isso depende muito do seu gosto pessoal. No meu caso, como legumes cosidos e saladas cruas só em casa. Também como um pouco de feijão, arroz e muito pouca carne, um bife no máximo. Dificilmente passo das 400 gramas nessa refeição.
    É importante um lanche entre as refeições, isso diminui a fome na hora do almoço e jantar. Esse é o grande perigo nas dietas, geralmente é a hora que mais gostamos de comer. Eu consegui, com muito esforço, satisfazer-me com: Uma sopa de feijão ou de carne ou uma tapioca só com queijo sem manteiga ou margarina, diga-se de passagem, totalmente abolidas do meu dia a dia. Após essa entrada, termino com duas fatias de pão integral com queijo assado no Grill e café com adoçante.
    Essa é minha base alimentar e com ela consegui emagrecer trinta quilos e sem exercícios nesses últimos anos. Agora, pegando o embalo em sua idéia, estou fazendo caminhadas para tentar completar os cinquenta quilos que me deixariam com uma excelente qualidade de vida.
    Depois eu mando a conta desta consulta contida neste longo comentário, que parece um texto. Todavia, como um tio que você tem, eu descobri e assumi que também sou hipocondríaco.
    Abraços,
    Chico Chicão

    ResponderExcluir
  2. Mandrey, aqui é Lívia te pedindo 10 mil desculpas. Aconteceu uns perrengues por aqui: minha mãe adoeceu, tivemos que passar o natal no hospital, chegamos às 4h da manhã e eu ainda falei "Vou só tirar um cochilo e já acordo pra ir caminhar com o Mandrey", só que esse cochilo resultou nisso. Por favor, me desculpe mesmo, me desculpe! Estou me sentindo muito mal por não ter acordado e espero que possamos remarcar. Um grande abraço (desculpas novamente) e Feliz Natal!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu incentivo por escrito