segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dia 245/365

A CAMINHADA

Hoje o voluntário da vez foi o corretor de imóveis, inventor e graduando em Nutrição, André Freire. Ligadíssimo em Vida Saudável desde que sofreu um acidente de motocicleta em 1991, André mantém o blog www.exercicionasescadas.blogspot.com onde divaga sobre os benefícios dessa técnica por ele aperfeiçoada há mais de dez anos. Aliás, foi por sua iniciativa que o Parque da Jaqueira e a orla de Boa Viagem ganharam circuitos de escadarias para a prática de exercícios. André me contou que subir e descer degraus é uma atividade física perfeita, pois além de aeróbica também age no ganho de massa muscular. É claro que ele me convidou para experimentar o circuito de degraus do Parque da Jaqueira, quando já havíamos caminhado 7,5 km da forma convencional. Percorremos algumas vezes a pista de 200m, subindo e descendo as escadas, sem muito esforço. Foi massa! Conversamos ainda sobre motocicletas, corridas, nutrição, auto-ajuda, livros, projetos saudáveis etc. 
Atividade física concluída com sucesso!!!! foram 9,39 km em excelente companhia!!!! Valeu, André!!!!



COMO ANDA A ALIMENTAÇÃO?

De volta à rotina matinal, regressei também à casa do Tio Hipocondríaco para saborear suas frutas orgânicas, suco de pitanga orgânica, pão de centeio orgânico, manteiga orgânica e queijo frito de coalho orgânico. Às 10h, lanchei uma deliciosa salada de frutas com granola. 


VOCÊ NÃO SABE OS PASSOS QUE DEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI...


Essa ideia das escadas é uma iniciativa praticamente sem contra-indicações, salvo a exceção daquelas pessoas que têm problema ósseo. André me contou que a prática de subir e descer escadas regularmente fortalece o coração, a panturrilha (que é "o segundo coração", segundo meu novo amigo, por bombear de volta o sangue venoso) e queima muito mais calorias do que uma caminhada comum, em piso plano. Pois é, fica a dica para quem mora em andares baixos: use as escadas. ;)

Um comentário:

  1. Bom dia Marcus, foi um prazer muito grande estar em sua agradável companhia, em uma prazerosa atividade física, a caminhada, melhor ainda, se incluir as escadas.

    Desde já, me coloco a disposição para outros momentos como esse.

    Valeu Marcus

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu incentivo por escrito